Aptidão, Vontade e Acção

No reino da Natureza dominam o movimento e o agir. No reino da liberdade dominam a aptidão e o querer. O movimento é perpétuo e, sendo favoráveis as circunstâncias, manifesta-se necessariamente nos fenómenos. As aptidões, desenvolvendo-se embora em correspondência com a Natureza, têm contudo que ser postas em exercício por parte da vontade para poderem elevar-se gradualmente. É por isso que nunca temos no exercício livre da vontade a mesma certeza que temos na autonomia do agir natural; este último é qualquer coisa que se produz a si mesma enquanto que o primeiro é produzido.
O exercício da vontade, para ser perfeito e eficaz, tem que se adequar: no plano moral, à consciência — a uma consciência sem erro —, e, no domínio das artes, à regra — a uma regra que em nenhum lado está enunciada. A consciência não precisa de nenhum patrocínio, porque tem tudo o que lhe é necessário e porque só tem que ver com o mundo pessoal interior. O génio também não precisaria de nenhuma regra, mas, uma vez que a sua eficácia se dirige para o exterior, está na dependência de múltiplas contingências materiais e temporais, não lhe sendo possível escapar a erros que daí decorrem. E é assim que tudo o que diz respeito a qualquer arte, desde a condução de uma orquestra até à composição de um poema, desde a produção de uma estátua até à execução de um quadro, nos parece, do princípio ao fim, tão espantoso e tão inseguro.
Goethe
Cathy Delanssay

Comentários

Sa(ha)ra disse…
Ser, Estar, Existir...é uma ARTE

Beijoca "transmontana"

:-)
nêspera disse…
E saber que a natureza e a liberdade são a arte de ser, estar e existir...

Bjis :)
Olhando para certas "obras de arte" que por aí andam, cheira-me que a insgurança é a mãe delas todas, mas sem grande contribuição do pai espanto. Beijoca!
nêspera disse…
Estás a referir-te à ‘arte' de enganar o povo? É que essas obras de arte eram bem dispensáveis...

Bjis :)
Anónimo disse…
:) Pelo que vejo o interregno foi pequeno e, o recomeço é em grande!

:) beijinhos.
nêspera disse…
:) Já tinhas saudades, confessa......

Xi-❤

Mensagens populares deste blogue

🎶zeca afonso🎶maio maduro maio🎶